Ministério da Saúde faz primeiro repasse de recurso complementar para pagamento do piso da enfermagem

*com informações da página do FNS (Fundo Nacional de Saúde)

Nesta segunda-feira, 21/08/2023, os recursos complementares para o pagamento do piso de enfermagem foram programados aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde pelo Fundo Nacional de Saúde – FNS através de transferências pela modalidade Fundo a Fundo, em conta específica, assim como anunciado pela Portaria nº. 1135/2023 de 16 de agosto de 2023.

O repasse diz respeito aos meses de maio, junho, julho e agosto e prioriza aqueles Estados e Municípios que ainda não pagam o piso salarial as categorias contempladas. Os recursos estarão disponíveis a partir de hoje, quarta-feira 23/08. De acordo com o Manual de Ordem Bancária da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), os valores serão creditados em no máximo três dias úteis após a data de emissão da Ordem Bancária, dependendo do banco destinatário.

De acordo com a portaria 1135/2023, publicada pelo Ministério da Saúde no dia 16 de agosto, que determina os critérios e procedimentos do repasse da assistência financeira complementar, para o pagamento do piso salarial nacional de enfermagem e dispõe sobre o repasse referente ao exercício de 2023, estarão disponíveis os repasses de maio, junho, julho e agosto.

Extrato sobre o repasse disponível para consulta no site do FNS.

Cabe a prefeitura agora providenciar o pagamento, que segundo a portaria, pode ocorrer em até 30 dias após a liberação dos valores, ou seja, a administração tem até o dia 25 de setembro para efetuar os pagamentos.

O SINSEP, atento as movimentações do Ministério da Saúde, encaminhou nesta segunda-feira, um ofício para que o prefeito tome as providências necessárias para o cumprimento do pagamento do Piso Nacional da Enfermagem.

Notificação do SINSEP ao prefeito sobre providências para o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem, protocolado no dia 21 de agosto.