25 Anos de História

25 anos de história

A Constituição de 88 foi marcante para as lutas sindicais. Até então, os sindicatos eram atrelados ao governo. Só após esta Constituição que os Sindicatos ganharam uma certa autonomia.
Com objetivo de representar o servidor público e lutar em favor da categoria em todas as situações relacionadas com o empregador, em outubro de 1992 Francisco Antonio Coser (Presidente) e Antonio Maciel de Oliveira (Vice) aproveitaram a nova Constituição e transformaram a então Assocemm em Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mogi Mirim.
De lá para cá sua presidência contou com nomes marcantes como o do atual Presidente Antonio Maciel de Oliveira, que na época, assumia a segunda legislatura do Sindicato.
A terceira legislatura foi ocupada por Arlete Bentamaro. Após ela, o então Presidente eleito Luiz Carlos da Silva renunciou no dia da posse deixando a presidência para o Vice Fernando Gabilon. Um ano depois, Gabilon saiu da Prefeitura e, consequentemente, teve que sair do Sindicato.
A Secretária Geral, Sandra Kriveli presidiu então o Sindicato por seis meses, até que José Benedito Toledo, que era presidente do Conselho Fiscal, assumiu a presidência.  Ele cumpriu o mandato como Presidente interino por volta de dois anos, até as eleições.
Nas eleições, Antonio Maciel de Oliveira então se candidatou em 2005 e venceu a concorrência com Toledo. Reeleito em 2009, Toninho terá a presidência até 2013.

Transformações

Em pouco menos de duas décadas, o Sindicato teve significativas transformações, como a passagem de Associação para uma força sindical e as freqüentes obras na sede, que traz o nome de seu fundador “Francisco Antonio Coser”.
Outra transformação importante na história do Sindicato foi a criação da OPS (Organização Pró Servidor), criada com a função de trabalhar em favor da família do funcionário público, para fortalecê-la dando suporte ao associado titular, designando condições para que eles tenham saúde e receita extra.
A mais recente transformação do Sindicato foi ter adotado a sigla SINSEP, que facilitou a sua pronúncia. Atualmente, o SINSEP conta com aproximadamente de 1500 associados.

Comemoração em grande estilo

O SINSEP/OPS (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mogi Mirim e Organização Pró Servidor) comemorou no dia 28 de outubro de 2010, além do Dia dos Servidores Públicos, os 25 anos do Sindicato, que começou com a antiga ASSOSEMM.
O marco mereceu uma linda festa oferecida aos associados e seus familiares.
Servidos com muito refrigerante, torradinhas com patê, cachorro-quente, algodão doce e pipoca, os servidores se sentiram à vontade para se confraternizar enquanto um play-graud com escorregador pula-pula, cama elástica e piscina de bolinha agitava a garotada. E com a colaboração de empresas conveniadas como: O Boticário, Gallo Pneus, Conexão Deal, Infotrans e Drogaria Danielle, os convidados puderam se maquiar, aferir a pressão, medir a taxa de glicose, consultar a carteiras de habilitação, entre outras atividades. Tudo gratuitamente.
À noite, a direção do SINSEP/OPS aproveitou a festa para oficializar a inauguração das novas salas da sede e relembrar os 25 anos de história do Sindicato, homenageando personalidades que fizeram parte dessa história.
A homenagem aos Fundadores da ASSOSEMM, organizada pelo Presidente do SINSEP, Antonio Maciel de Oliveira, contou com a participação de representantes do Sindicato, do Prefeito Carlos Nelson Bueno, da vice Flávia Rossi e de representantes administrativos municipais, entre outras personalidades. Os homenageados da noite foram: Lúcia Helena Salvatto, Vilma da Silva Costa Lima, Iracema de Jesus Guidini, Fernando César Gasparini, Glorete Alves da Silva, Marco Antonio Perez do Amaral, Luiz Francisco Brandão Neto, José Antonio Bazan, Maria Rita Pereira da Cruz, Valter José Polettini, Antonio Alcides Filomeno, Ângelo Barbarini e Onália Maria dos Reis Tinini.
Fazendo uso da palavra, a ex-presidente Lúcia, com sua vice Vilma enfatizaram a tamanha felicidade em saber que a semente plantadas por elas há 25 anos resultou no excelente fruto que é hoje o SINSEP/OPS.
Emocionado, Toninho agradeceu a presença de todos e, apontando à planta baixa das futuras instalações, ele ressaltou que o SINSEP/OPS ainda tem muitas metas a serem alcançadas. “Já para 2011 prevemos ampliar as especialidades médicas e odontológicas oferecidas gratuitamente na sede, como a contratação de um cardiologista, um nutrólogo e um clinico geral, assim como a contratação de mais profissionais odontológicos”, adiantou o Presidente. E tendo em vista a ampliação do número de profissionais na área da saúde, Toninho também observou que ainda serão implantados na sede mais dois gabinetes odontológicos, além da adequação da sala dos médicos, tendo em vista a ampliação do número de profissionais.