SAAE – Ação pública será o caminho?

DSC_3763A publicação no final de semana passada do edital de audiência pública para apresentação e discussão do edital que transfere o SAAE para o setor privado, sem divulgar previamente como ficará a situação dos servidores, só contribuiu para aumentar a ansiedade daqueles que podem ser atingidos diretamente com esta situação.
A alegação de que a autarquia é deficitária e poderá fechar em 5 anos não convence quando analisamos os números e as declarações dadas na época da inauguração do Datacenter do Itaú. O que mudou de lá para cá? A economia de consumo em um ano de estiagem certamente refletiu no faturamento da autarquia, mas é uma situação atípica, incentivada pelo próprio SAAE através de campanhas e que deve se normalizar.
Estamos falando de quase 200 famílias que podem ficar sem renda de uma hora para outra, uma situação que poderia ser evitada se tivesse sido reprovado pela Câmara Municipal através de consenso entre oposição e situação. Tratava-se de um projeto que merecia pelo menos um estudo mais aprofundado.
Quem garante que a empresa que assumir vai se comprometer em manter esses funcionários com seus benefícios? Sinceramente duvidamos! Eles serão transferidos para a prefeitura? E se forem transferidos, existe caixa para isso? Não podemos nos esquecer que este ano não tivemos sequer no reajuste salarial a reposição total da inflação sob a afirmação que estouraria o limite prudencial e a Administração brada aos quatro ventos a queda da arrecadação, então como absorver mais este aumento na folha?
Estamos convocando uma assembleia para o dia 10 de dezembro, às 18h30 na sede do SINSEP com os servidores do SAAE para analisarmos juntos o edital e, dependendo do conteúdo, poderemos recorrer ao judiciário através de uma Ação Popular.
Muitas dúvidas pairam no ar e talvez, repetimos, talvez venham a ser esclarecidas com a divulgação a partir do dia 30 do edital. Uma coisa é certa, nós estaremos na audiência para apresentarmos esses questionamentos e defender os interesses dos servidores envolvidos nesta situação.