Reabilitação Funcional

reabilitacao (1)
 

Avaliar o ambiente de trabalho, bem como suas condições, considerando a realidade que se apresenta.

O PROGRAMA

O trabalho é considerado uma atividade humana sendo depositado nele a intencionalidade e capacidades cognitivas. Porém, o trabalho não é definido apenas em sua relação com aspectos financeiros, uma vez que inevitavelmente está associado a outros aspectos. Nesse sentido, a vida profissional pode influenciar bem, assim como fatores da vida pessoal, sendo possível observar manifestações físicas, psicológicas e sociais decorrentes da inserção ou exclusão profissional.

PROPOSTA

Através da realização de pesquisas e levantamento de dados, pode-se observar que o número de afastamentos tem aumentado a cada ano, significativamente no ano vigente.
A proposta deste projeto visa avaliar o ambiente de trabalho, bem como suas condições, considerando a realidade que se apresenta.
Esse dado aponta a necessidade de intervenções específicas, que devem ser realizadas por uma Equipe Multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, Fisioterapeutas, Médicos, Psicólogos, Técnicos de Segurança do Trabalho e Terapeutas Ocupacionais.

OBJETIVO

 Conhecer o ambiente e as relações de trabalho do funcionário;
 Conhecer o ambiente e as relações de trabalho do funcionário;
 Identificar as possibilidades e limitações do funcionário para o desempenho de suas funções;
 Avaliar a possibilidade de inserção em novo ambiente de trabalho;
 Planejar, realizar e acompanhar a reinserção profissional;
 Realizar avaliações periódicas da reinserção profissional.
Assim um programa de reabilitação se torna fundamental, uma vez que pode agregar consequências positivas tanto para o trabalhador quanto para o empregador.

COMO PARTICIPAR

Esse projeto é destinado aos associados do SINSEP que estão afastados de seu ambiente de trabalho. Para usufruí-lo é necessário se inscrever ao Programa, comparecendo à sede do sindicato, para preenchimento do cadastro munidos de cartão de associado, RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico.